quinta-feira, 23 de maio de 2019

Nossa Casa - As Aventuras de Tip e Oh (Netflix)


As Aventuras de Tip e Oh tem sua origem no filme Cada um na sua casa, obra sem grande expressividade se comparada a outras animações, porém responsável por uma das repercussões mais memoráveis e importantes dos últimos anos. Na época de sua estreia, viralizou a foto de uma menininha ao lado do cartaz do filme, super feliz ao perceber que a protagonista era “igual” a ela: negra e cacheada! Até hoje, é uma das primeiras imagens que aparecem ao buscar “representatividade” no Google (deixamos a foto logo abaixo para continuar derretendo nossos coraçõezinhos).




Amizade + Família

Tip e Oh constroem uma amizade sólida e muito bonita. Eles passam por problemas comuns como brigas, ciúmes e expectativas diferentes sobre certas coisas, mas também são parceiros em todos os momentos, até na paquera (que é um desastre, mas tudo bem). 


Oh se esforça muito para pertencer à família, enquanto Tip ensina tudo o que pode sobre o que é uma família. Os dois são tão diferentes quanto Tip e Lucy, mas amam estar juntos. É em torno disso que se cria a ideia maravilhosa de que família não é simplesmente sobre nascimento ou sangue, mas sobre parceria e amor.



Numa crítica clara aos concursos de beleza infantis, o episódio “Dica de Beleza” mostra Tip sendo menosprezada por usar tênis e ser taxada de “feia” por sua rival Pompom, que é uma espécie de Regina George (Meninas Malvadas, 2004) da série. Competitiva, Tip aceita o desafio de Pompom para brigar por uma coroa, sem saber que se trata de um concurso de beleza. Totalmente ignorante de qualquer coisa que envolva maquiagem, saltos e desfile, Tip treina a contragosto com Lucy e Oh, e fica surpresa ao ver o quanto esse tipo de evento é levado a sério. No fim das contas, ela acaba sendo desclassificada por excesso de personalidade, o que é comemorado pela mãe e o melhor amigo. Outra coisa peculiar é que Pompom é uma menina gorda, o que não é comum em meninas populares de produções em geral.


Responsabilidade

Por viver sozinha com a mãe, Tip tem suas responsabilidades além da escola. E bem, já deu pra entender que Tip não tem nada de perfeita, princesa, ou coisa do tipo. Ela é preguiçosa com o que não quer fazer e arruma desculpas para simplificar o próprio trabalho, mas claro, sempre dá errado. Mesmo nas responsabilidade com a escola, ela falha e paga o preço. Mas também ao ser babá, cuidar de uma planta. E mesmo quando ela se esforça pra dar conta do compromisso, às vezes percebe que não é suficiente e tem que recomeçar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário