terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Anthy Himemiya (Shoujo Kakumei Utena ou Utena – A Garota Revolucionária)


Co-protagonista, Anthy parece ser apenas a frágil “Noiva da Rosa”, usada como um objeto de disputa, mas ela se revela muito mais que isso e usa de todos os artifícios para atingir seu objetivo. Sua versão no filme é mais pura e inocente, mas não menos importante, protagonizando uma das cenas mais belas ao final da película.


Shoujo Kakumei Utena é um mangá shoujo (mangá direcionado ao público feminino) um tanto antigo desenhado pela mangaká Chiho Saito, com roteiro do grupo Be Papas e publicado no Japão entre 1996 e 1997 com um total de 6 volumes.
Também possui uma adaptação em anime – produzido pelo estúdio J. C. Staff e exibido na Tv Tokyo entre 2 de abril e 24 de dezembro de 1997 – e um filme em animação “Shoujo Kakumei Utena – Adolescence Mokushiroku” lançado em 1999. Inclusive há um jogo de videogame produzido pela SEGA para o Sega Saturn. O mangá foi publicado no Brasil pela JBC em 2009 num total de 10 volumes e mais dois do mangá adaptado a partir do roteiro do filme com o nome de Utena – Uma Aventura Mágica.

 O anime conta com quatro fases, sendo elas:

Conselho Estudantil É a primeira e mais doce das fases de Utena. Os episódios são voltados à dramas corriqueiros, romances leves e um toque de humor. A atenção central está nas lutas que Utena trava contra os membros do Conselho Estudantil, sempre lutando pela Noiva da Rosa, no caso, Anthy. A fase termina quando Utena já duelou diversas vezes com os membros, tendo perdido para Touga, e depois desafiando-o e saindo vencedora.

Rosa Negra Essa é uma parte da história presente apenas do anime e não é muito apreciada pela maioria dos fãs da série. Conta a história de um prédio antigo da Academia Ohtori cuja lenda conta que 100 estudantes foram mortos em um grande incêndio causado pelo coordenador do local. Um duelista misterioso aparece e implanta uma 'rosa negra' no coração de alguns personagens, que acabam lutando com Utena em um momento de sentimentalismo forte: uma angústia, uma ira, uma tristeza... A fase termina com Utena vencendo todos os que foram afetados pela Rosa Negra e também seu misterioso Duelista. No final, é questionável se tudo aquilo se trata de uma ilusão ou não.



 Akio A terceira fase foca em um personagem especifico e suas ações: Ohtori Akio. Muito influente e habilidoso com as palavras, Akio consegue o que quer, tendo a ajuda de um personagem chave na série. Nestes episódios Akio seduz Utena, que chega a deixar de lado a vontade de tornar-se príncipe para tomar lugar de princesa nos braços do conquistador. Durante toda a fase vemos Utena transformar seu pensamento, rendendo-se aos caprichos do rapaz.


Apocalipse A fase final é onde as conexões entre tudo que ainda era um mistério se fazem. Descobrimos muito sobre a veracidade das memórias de Utena, do passado de Anthy e Akio, da verdadeira identidade de Dios e do significado de Revolucionar o Mundo. Utena é iludida por Akio à ser sua princesa, sua Noiva da Rosa, mas revida contra isso no último instante. Ela entende o real significado do que seu passado lhe diz e tenta salvar Anthy do sofrimento eterno a qual ela se submeteu. No final, Utena desaparece sem deixar pistas e praticamente todos do colégio, inclusive Wakaba, parecem esquecê-la. Anthy, no entanto, decide sair pelo mundo para encontrá-la.





Nenhum comentário:

Postar um comentário