quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

33 youtubers negros que você precisa conhecer




33 youtubers negros que você precisa conhecer... Dono do canal Muro Pequeno, que reúne mais de 2 milhões de assinantes, Murilo é um dos embaixadores brasileiros do Creators For Change, iniciativa global da plataforma de vídeos do Google que tem como objetivo dar suporte e visibilidade a criadores que justamente "produzem conteúdo de impacto social, contribuindo pro enfrentamento do discurso de ódio, do extremismo e da xenofobia".


A seguir, o NEGRO NERD & GEEK reproduz os comentários e a lista de Murilo que traz 33 canais brasileiros administrados por youtubers negros. Nesse cenário, há produtores de conteúdo que discutem com seriedade questões de raça e apresentam informações importantes para a desconstrução da estrutura racista que ainda define as relações no País - dentro e fora da internet.






1. Gabi Oliveira

"Discussões sobre raça, gênero, beleza, autoestima, estilo de vida e muita coisa incrível."






2. Luci Gonçalves

"Preta, bissexual, favelada e orgulhosa de ser tudo isso. É o canal mais verdadeiro e mais autêntico que você vai encontrar na internet."





3. Ana Paula Xongani

"Debates sempre muito gostosos sobre raça e empoderamento, focado principalmente na realidade das mulheres negras. Nos últimos tempos, tem aprofundado bastante o debate sobre colorismo."





4. Marco Antonio Fera

"Pretinho Mais que Básico: canal incrível com debates e entrevistas sempre muito interessantes sobre cultura e pensamento negro."





5. Herdeira da Beleza

"Canal de beleza maravilhoso feito por gente maravilhosa."





6. Valtinho Rege

"Cineasta preto, gay e favelado, faz um debate muito bacana sobre a presença negra e periférica no mercado audiovisual."





7. Família Quilombo

"Canal feito por mãe, pai e duas crianças que são a coisa mais linda que tem na internet, com um retrato muito lindo do que significa ter uma família preta hoje."





8. Spartakus Santiago

"Vídeos sempre muito diretos e muito didáticos sobre a questão racial. É como ver o noticiário brasileiro comentado sob uma perspectiva negra."





9. Sam Santos

"Humor, comportamento e entretenimento da melhor qualidade. Um dos canais mais bem produzidos que eu conheço e me revolta muito esse menino não ter milhões de seguidores."




10. Barraco da Rosa

"Mulher preta, trans e periférica trazendo debate, arte e música sobre as suas vivências descoloniais. Uma das vozes mais potentes e necessárias da internet hoje."




11. Marias do Brejo

"Feito pelas lindezas Yasmin e Mayara, um casal de mulheres negras discutindo representatividade e falando a respeito das suas vidas e vivências."




12. Sapatão Amiga

"Feito pela maravilhosa Ana Claudino, que discute também sobre as suas vivências como mulher negra e sapatão. Fez um vídeo resposta excelente falando do caso do Cocielo."




13. Afros e Afins

"Um dos maiores canais sobre empoderamento negro do mundo hoje, Nataly é voz potente e mais do que necessária. Fala sobre raça, gênero, comportamento, moda e consumo consciente."




14. Cleyton Santana

"Esse homem lindo e maravilhoso que faz um canal super foda sobre raça, questão LGBT, masculinidade e assuntos da vida mesmo. Assistam e ganhem um crush."




15. Jota C. Santos

"Canal que acabou de começar, apenas 5 vídeos, não chegou nem nos 1 mil inscritos ainda, e já é maravilhoso. Debates muito incríveis feitos por um preto muito maravilhoso."




16. PH Côrtes

"Esse menino incrível que começou o canal aos 14 anos e já tá mudando as estruturas. Fala sobre questões raciais, com um quadro super especial em que conta a história de heróis negros brasileiros."




17. AD Júnior

"Canal super bacana que também está sempre comentando eventos e temas contemporâneos em relação à questão racial no Brasil."




18. RPeriférico

"Canal do Célio de Andrade, que também faz uma discussão excelente sobre a realidade da população negra na periferia."




19. Preto Possível

"Preto Possível, do Claudio Lima, que também começou recentemente mas já tem feito discussões excelentes, focado principalmente na questão das masculinidades negras."




20. Papo de Preta

"Feito pelas maravilhosas Rosa Maristela e Natalia Romualdo, duas mulheres muito fodas que tão sempre trazendo o recorte de raça pros debates que tão rolando. É um dos meus canais preferidos na vida."




21. Wanderlan Nascimento

"Esse menino maravilhoso é a coisa mais 'gracinha iti malia' que cê vai achar na internet. Eu amo demais. Fala sobre cabelo crespo e estética negra a partir de uma perspectiva masculina. Muito muito bom."





22. Soul Vaidosa

"Canal da Xan Maravilhosa Raveli sobre negritude, beleza, maternidade e muita coisa bacana."





23. Neggata

"Feito pela Monique, essa rainha maravilhosa especializada no que ela chama de "afrodeboche". Eu amo. Mas eu amo demais."




24. Nathália Braga

"Mais uma mulher maravilhosa (só tem mulher maravilhosa, reparem), que fala sobre empoderamento negro, sexualidade, educação, estética negra e mais um monte de assunto."




25. Jean Fontes

"Jean Fontes, essa coisa marlinda diretamente de Salvador para o mundo, que começou o canal falando sobre cabelo cacheado, e que hoje fala sobre raça, sexualidade, empoderamento e um monte de lindeza."



26. Luciellen Assis

"Luciellen Assis, outra gracinha amorzinho também de lá da Bahia, que discute estética e beleza negra, moda, autoestima, empoderamento e relações raciais.'




27. Guardei no Armário

"Guardei no Armário, do Samuel Gomes, um dos canais mais lindos e sensíveis que tem no YouTube, cheio de entrevistas com pessoas LGBT contando histórias de saída do armário. Amo muito."




28. De Mudança

"De Mudança, canal lindo feito pela Mari Ribeiro. Como a gente não tá aqui pra falar só de raça, a Mari comenta sobre a saída de casa e sobre a realidade de morar sozinha. Um canal super delicinha."




29. Mari Morena

"Mari Morena, essa diva maravilhosa que fala sobre autoestima, cabelo crespo e cacheado, beleza, moda, questão LGBT, veganismo e outros temas."




30. Canal Preta Nerd Burning Hell

"Porque dá pra comentar o mundo nerd numa perspectiva preta e feminista."




31. Levi Talk

"Canal com dicas de inglês, intercâmbio e cultura feito por esse preto lindo e maravilhoso que é o Levi."




32. Tia Má

"Definitivamente a melhor pessoa do Brasil todo é ela. Mulher preta gorda nordestina e principalmente maravilhosa. Se cê não conhece, corre pelo amor de deus que você não faz ideia do que cê tá perdendo."




33. Muro Pequeno

"Meu próprio canal: falo sobre questões sociais de modo geral, com foco em sexualidade, gênero, raça, religião e militância, tentando trazer abordagens sempre leves, didáticas e bem humoradas. Sou um amorzinho, pode acreditar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário