quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Luana - A primeira heroína afro-brasileira das HQs


A primeira heroína negra dos quadrinhos brasileiros luta há a décadas, para que nossas crianças sintam orgulho de sua cor, de sua origem e de seu país. E uma  pena  que  muitos  ainda  não conheça essa personagem. 

Luana, tem oito anos, é capoeirista e mora em Cafindé, vila fictícia remanescente de um quilombo.  Sua turma de amigos é miscigenada, demonstrando claramente a intenção de não ser um projeto direcionado só às crianças negras, mas sim à todo o publico infantil. O diferencial é que a protagonista é negra. Além de seu irmão Zeca, Luana tem como companheiros de aventuras, Luisinho, também negro, o neto de japonês Fugiro, o ruivo Pipoquinha, a morena clara Rebeca e o cachorro Sultão. E como não poderia faltar, tem Fumaça Mortal, um vilão capaz de tudo para destruir o meio ambiente e acabar com o mundo.


Arthur Garcia, um dos maiores desenhistas brasileiros, ganhador de prêmios no Brasil e no exterior, deu vida a Luana criando o visual de todos os personagens.

Para criar as histórias, Aroldo convidou o escritor e jornalista Oswaldo Faustino, um especialista em cultura afro-brasileira, e que deu o toque lúdico às histórias da personagem: um berimbau mágico, que funciona mais ou menos como o pó de pirlimpimpim do Sítio. Toda vez que Luana está em dificuldades ou deseja viajar no tempo e no espaço, ela o toca, sendo então transportada para lugares inimagináveis.


Uma protagonista negra, de trancinhas e com um berimbau mágico. Mais uma maneira para milhões de crianças Brasil afora compreenderem um país multirracial, onde as relações devem ser baseadas em respeito e as origens são motivo de orgulho: Luana é uma oportunidade para se aprender e ensinar tudo isso. “É a primeira heroína infantil negra do Brasil. Ela tem família, mora com o pai, a mãe, o irmãozinho e a avó e tem amigos de diferentes etnias. Joga capoeira e seu berimbau é mágico, que a faz viajar no tempo”, diz o criador da personagem, Aroldo Macedo.


 Capa da primeira edição


ar.











Nenhum comentário:

Postar um comentário