quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

REVIEW - TODO MUNDO ODEIA O CHRIS / Everybody Hates Chris ( Série de TV )


A história começa no condado de Brooklyn em Nova Iorque nos anos de 1982 e 1983. A família Rock se muda para uma casa no bairro de Bed-Stuy (onde só doido vai), vindos de um conjunto habitacional. Chris tem 13 anos e é o primogênito do casal, Julius e Rochelle, ele é o irmão mais velho de Drew, um garoto atlético e bonito que sempre é paquerado pelas garotas, bem diferente do Chris, e da caçula Tonya, que é fã do cantor Billy Ocean e adora infernizar a vida dos irmãos.

Sua mãe, Rochelle, é uma mulher autoritária que tenta manter a família toda na linha, seu maior medo é que seus filhos usem drogas ou acabem no crime. Ela vive pedindo demissão de seus empregos e se gaba que seu marido tem dois empregos. Fã declarado da série, o educador ítalo-brasileiro Pierluigi Piazzi (1943-2015), comentou sobre a personagem: "Eu adoro. Meu ídolo, é a Rochelle. Se toda mãe fosse que nem a Rochelle, não teria problema nenhum."

Pôster promocional da primeira temporada 
de Everybody Hates Chris

Seu pai, Julius, é uma pessoa extremamente trabalhadora, que luta pelo sustento de sua casa em dois empregos. Ele não gosta de gastar dinheiro excedente do necessário, fato que tornou-se piada frequente na série.

Rochelle acha que se Chris estudar em uma escola fora de Bed-Stuy, ele terá chances melhores na vida, então ele acaba sendo matriculado na "Escola Secundária Corleone", onde começa a cursar o sétimo ano. O problema é que a escola é longe de sua casa e é frequentada apenas por pessoas brancas, isso na época em que o racismo estava em seu auge em toda a América. Para piorar a situação, no primeiro dia de aula ele briga com o valentão da escola, Joey Caruso, um garoto racista, que passa a infernizar sua vida. Entre uma surra e outra, Chris acaba fazendo amizade com Greg, um garoto nerd que não sabe brigar, mas assim como Chris, sabe correr dos valentões. A escola ainda conta com a professora Morello, que tenta ser politicamente correta mas acaba reforçando estereótipos raciais. Em meio a isso tudo, Chris vive seu primeiro amor (não correspondido) por sua vizinha, Keisha.


Nota: "Everybody Hates Chris" deveria se passar nos anos 1970, pois a infância de Chris Rock foi nessa década, porém estava sendo exibida uma outra série de muito sucesso que se passava nos anos 70, que se chamava That '70s Show, então os produtores resolveram fazer uma mudança estratégica e trouxeram a série para os anos 1980. O título da série também é uma parodia da sitcom Everybody Loves Raymond.



2ª temporada


Nesse período a história se passa nos anos de 1984 e 1985. Chris começa a trabalhar na Mercearia do Doc (DOC's) para ajudar no sustento da família. Ele também começa a se apaixonar por sua vizinha Tasha, porém a avó de Tasha, Louise (Whoopi Goldberg), é uma mulher rabugenta que não gosta dele.


Nessa temporada, Chris resolve se candidatar a presidente do grêmio escolar, concorrendo contra Caruso, e também resolve ser DJ. Durante um assalto no DOC's ele acaba conhecendo o bandido Malvo. Rochelle aluga o apartamento de cima para o Sr. Omar, um mórbido dono de uma funerária. Um professor substituto negro começa a dar aulas na Corleone, ficando no pé de Chris. Chris e Greg decidem matar aula para ir ao cinema assistir Os Caça-Fantasmas. Também é revelado que Julius é grande fã de novelas.




Nota: O ator Antonio Fargas, que ficou conhecido como Doc Harris, dono do DOC's, interpretou o personagem Sr. Harris (Formigāo), na primeira temporada.



3ª temporada

Nesse período a história se passa nos anos de 1985 e 1986. Nessa temporada, o próprio Chris Rock, participa no episódio "Todo Mundo Odeia o Orientador". Ocorre também a primeira vez o qual Chris dirige, tendo que ir até a escola com o carro do pai ("Todo Mundo Odeia Dirigir"), tem a presença de um outro garoto negro na Corleone ("Todo Mundo Odeia O Novato"), e a tentativa de Chris de se tornar um descolado ("Todo Mundo Odeia Ser Descolado").


Greg vai dormir na casa de Chris e conhece o pessoal de Bed-Stuy. Rochelle entra em um desfile de cabelos, promovido por Vanessa, e as meninas do salão fazem um penteado em forma de tsunami em seu cabelo. Julius descobre que é mais barato celebrar o Kwanzaa (cerimônia africana) do que o Natal. Chris vira um bad boy para impressionar Tasha. Ele também arruma um emprego no restaurante chinês do Senhor Fong. No dia das Dia das Mães, Chris presenteia Rochelle com um perfume "Pure Vodoo", falsificado. Chris e Greg se despedem da Corleone.



4ª temporada


Por fim a última temporada da série, passada em 1986 e 1987, Chris está com quinze anos, e já começa a manifestar algumas atitudes da adolescência como, desobedecer a mãe Rochelle. Chris e Greg vão para o Colégio Tattaglia, o qual não era composto somente por brancos, como a Corleone, porém Chris continua na mesma, além de ter que aguentar a Senhorita Morello, que também acaba indo para o Tattaglia.



Somos apresentados a Peaches (Tisha Campbell-Martin), a mãe de Tasha que acabou de sair da cadeia e quer muito ser amiga da Rochelle. Tonya começa a trabalhar com Rochelle no salão de beleza da Vanessa. Julius começa a trabalhar para a funerária do Sr. Omar, recolhendo cadáveres. Chris decide entrar para o time de luta greco-romana para conseguir uma jaqueta do time e impressionar as garotas. Rochelle se esforça para perder peso fazendo toda a família entrar na dieta com uma bebida de emagrecimento. Chris e Greg compram identidades falsas para ir a um show. Greg quebra a perna, depois de ser atropelado por Chris e passa uma semana aos cuidados de Rochelle.

  

Nota: No último episódio, é revelado que no Tattaglia existe um limite de atrasos. Chris chegou 30 vezes atrasado e é "reprovado" no 1° Ano, então ele decide fazer o supletivo, onde precisa tirar 800 de 1000 para passar. Na última cena, quando Julius estaciona o caminhão, há uma câmera que filma o número 735 pintado em seu caminhão. Isto sugere a pontuação do supletivo de Chris, que, portanto, não passaria. Ainda no último episódio, durante a cena no restaurante, um homem, com óculos escuros e casaco cinzento fica encarando o Chris. 


Esse homem, seria, na vida real, o agente de Chris Rock que o levaria para ser comediante. O último episódio também é uma paródia do final da série The Sopranos.



Cancelamento: Os motivos do fim da série são incertos. Há quem diga que a série terminou porque a audiência na emissora The CW estava muito baixa. A outra vertente é que, como 1988 foi o ano em que Julius Rock (pai de Chris Rock) faleceu na vida real, não havia sentido em incluir isso na série, tampouco continuá-la depois desse fato.


No Brasil, foi exibida em quatro emissoras, inicialmente no canal Sony e posteriormente na RecordTV, TBS, e no Comedy Central. A série deixou de ser exibida na RecordTV desde setembro de 2017, mas retornou no dia 6 de janeiro de 2019, domingo às 09h00. A série foi adquirida pelo Grupo Globo, e está disponível no catálogo do Globoplay desde agosto de 2019

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário