terça-feira, 14 de janeiro de 2020

ESCRITORA - KIUSAM DE OLIVEIRA (BIOGRAFIA)


Nascida em Santo André, grande São Paulo, aos 14 anos ingressou no Colégio IESA para cursar Magistério de 2o Grau. Logo após, foi para a Fundação Santo André cursar Pedagogia, com habilitações em Administração Escolar e Orientação Educacional. Para qualificar-se fez lato-sensu em Metodologia do Ensino Superior e, na sequência, na USP habilitou-se em Deficiência Intelectual. Trabalha como professora há mais de 25 anos, tendo dedicado grande parte deste período à Educação Especial e à formação de profissionais de Educação no município de Diadema/SP, implementando a lei 10.639/03, ocupando funções de gestão pública. Desenvolveu também, ao longo de anos, atividades formativas para educadores e profissionais de todas as áreas juntamente à instituições públicas e privadas, com temáticas relacionadas à diversidade de gêneros, questões étnico-raciais e afins. Há alguns anos vive em Vitória-ES, onde também é professora na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).


Leitora contumaz e escritora desde pequenina, foi incentivada por sua mãe, que colocava nos bolsos dela, bloquinhos de notas sempre com um lápis pequenino para ela registrar o que visse pela frente. Sua mãe era uma associada do Círculo do Livro e a deixou escolher um livro pela primeira vez. Sua escolha? Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões. Sua segunda escolha? Os Sertões, de Euclides da Cunha. Ousada! E ela tinha apenas 10 anos.

Entre diversas atividades desenvolvidas desde a infância, iniciou ballet clássico aos 6 anos; arte que seguiu estudando por 18 anos, sendo que ainda adolescente, já era professora de ballet para uma turminha de baby class. Estudou com Madame Toshie Kobayashi, Alfredo Valderrama, Vânia Motta, Joyce, Lennie Dale, entre tantos outros nomes.



Aos 16 anos, teve seus primeiros conatos com a dança-afro, na Escola de Samba Unidos do Peruche. De 2000 a 2007 montou a “Corte dos Orixás” do Bloco Afro Ilu Obá de Min, em São Paulo e começou a ministrar a oficina Ará Ayó: Dançando e Cantando com os Orixás, em São Paulo e em todo o país. Também a partir daí, foi se aprofundando em danças-afro-brasileiras. Por sete anos, foi bailarina e coreógrafa no show Tecnomacumba, de Rita Benneditto, dançando É d’Oxum e interpretando Oxum.


A partir de 2009, iniciou uma sequência de lançamentos literários, com grande repercussão nacional e internacional. Suas obras foram premiadas por diversas frentes, por exemplo: Prêmio ProAC Cultura Negra 2012 (O Mundo no Black Power de Tayó). Desde então e, após mudar-se para o Espírito Santo, Kiusam tem se dedicado as atividades acadêmicas, ações educacionais e humanitárias e desenvolve, quando possível, trabalhos voluntários engajados à lançamentos que levam seu nome, dando continuidade à sua trajetória e importante relevância na luta pelos direitos humanos, através das questões de inclusão, diversidade, combate ao racismo, incentivo à leitura, etc.



Nenhum comentário:

Postar um comentário