quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

Mano K - O mais novo super-herói brasileiro ( Editora / Krio Comics )




Imagine se um garoto pobre da periferia de São Paulo possuísse poderes que o deixassem muito além da humanidade. O dom de manipular a Energia do Caos e alterar a probabilidade dos acontecimentos, ou seja, a própria realidade! E tivesse que escolher seu próprio destino, num mundo em que o bem e o mal não são tão tangíveis como se imagina.

O mundo de Mano K é o nosso mundo, porém onde a superciência e a magia existem conspirando nas bordas da realidade. É o mundo em que os filmes Cidade de Deus e Cidade dos Homens se encontram com as fantásticas dimensões de Top Ten, Astro city e de Procurado.

A Terra possui sua cota de super-humanos e outros seres que assombram as pessoas.



Na Segunda Grande Guerra, a lendária Galeria Sombria lutou contra o totalitarismo ao lado do misterioso grupo chamado o Segredo. Hoje, agindo como o Greenpeace e a Cruz Vermelha, o Mito reúne meta-humanos em nome da paz mundial, gerando uma adoração entre a população não vista desde os Beatles e muitos conflitos com várias potências e seus negócios escusos.

Do mesmo modo, o Comitê, organização criminosa submersa em suas atrocidades se alimenta da guerra, do crime organizado internacional e da corrupção para tecer uma teia de controle sobre o verdadeiro poder.



Nisso, o Brasil se torna um dos alvos para suas ações como um lugar perfeito para fazendas de criação de seres humanos de destruição em massa. Super-humanos postos a serviço de quem pagar mais como armas vivas.

A favela da Jujuba é um dos vários pontos na América Latina para instalação de suas bases, aproveitando-se da miséria para transformar jovens em instrumentos de seus planos.



Chacina, Cadeira Elétrica e Cutelo são seus tenentes encarregados de dominar o crime organizado local, e recrutar a juventude sem esperança, eles mesmos pessoas de destruição em massa, oriundos de vidas trágicas.

Porém, Mano K fez suas escolhas pessoais e de repente Horus, Minotauro e Radiante (outrora Elétrica) do Mito estão por perto colocando em risco os planos do Comitê.



Não se trata de uma história de super-heróis, mas de pessoas comuns que um dia descobriram que podem voar.


 Os autores

A jornalista Edna Pessanha atua há quatorze anos no segmento de arte e cultura, seu contato com as diversas manifestações culturais de todo o país, fez com que ela tivesse a ideia de criar um personagem para histórias em quadrinhos identificado com o Brasil e com o brasileiro, assim começou a ser concebido o super-herói Mano K.

O roteirista Jean Canesqui ajudou a dar nome ao personagem, além de escrever o roteiro e criar seu universo, e o ilustrador Matheus Antunes Andrade deu vida ao super-herói e a todos os demais personagens. A cor fica por conta do Matheus e de Leonardo Leão.

Neste primeiro número iremos conhecer o surgimento do Mano K. Após, será lançado o segundo número onde o super-herói aparece efetivamente, em conjunto será escrito um roteiro do Mano K para cinema.



O roteirista Jean Canesqui é um profundo conhecedor de histórias em quadrinhos, possui bacharelado em Rádio e TV pela Universidade de São Paulo, com especialização em teledramaturgia, foi roteirista do seriado “Trio Terrível do Brás”, projeto participante do Núcleo Criativo (Prodav 03/2013) pela produtora Miração Filmes. Avaliador de Roteiros Cinematográficos na produtora O2 Filmes. Teve o conto “Simbiose” selecionado e publicado na coletânea FCdoB - Ficção Científica do Brasil, pela Tarja Editorial. Publicou o conto “O vampiro de Esperma” em Visões de São Paulo - ensaios urbanos, pela editora Tarja Editorial. Editou e escreveu roteiros para o álbum coletivo de histórias em quadrinhos Front. Editou e escreveu roteiros para a revista Kaos! Por esse trabalho foi indicado para o prêmio de Melhor Roteirista da HQ Mix, concedido pela Associação dos Cartunistas do Brasil. Foi também monitor de aulas de teledramaturgia à distância, estagiário de produção na produtora Confeitaria de Cinema Ltda, estagiário de produção nos programas do Ratinho e Show do Milhão - SBT – Canal 04, monitor de educação e rádio - USP e Prefeitura de São Paulo, estagiário de produção na Rádio – USP, e produtor do programa Radio Rock, na Radio Atividade FM.



O ilustrador Matheus Antunes Andrade está em seu primeiro projeto: Olá podem me chamar de Matheus, sou um principiante nesse universo de quadrinhos, ávido para contar histórias fantásticas, sou formado em desenho industrial e engenharia civil, duas qualificações que não saciaram a minha alma, na qual descobriu na ilustração um caminho doce e prazeroso. Estudei desenho na Kinoene Arts em São José dos Campos, com os que eu considero meus amigos e gurus: João Raulex, Diego Machuca e Suzanne Cascardi. Tenho que deixar claro que são gurus, pois mais do que ensinamentos técnicos, foram suas lições que permitiram minha remissão espiritual. Estudei também na Quanta Academia de Artes com o fabuloso artista Felipe Watanabe, e graças aos seus puxões de orelha pontuais, estou fazendo esta e futuras histórias. Devo citar também um workshop que tive com o escritor Felipe Castilho, que com seu preceito deixou tudo mais claro. Estudo há um pouco mais de um ano e meio, e nunca participei de um projeto de qualquer magnitude, venho através deste projeto com toda humildade conseguir meu lugar ao sol... 




Leonardo Leão é bacharel em Propaganda e Marketing pela Universidade Paulista – Unip. Ilustrador apaixonado por games, quadrinhos e mangás, tem por objetivo se desenvolver como profissional e estabelecer uma carreira com Fan Arts ou Concepts de personagens. Trabalhou como designer e agora se profissionaliza na área de ilustração. É também professor de desenho.




Edna Pessanha criou a EP Comics, que objetiva publicar revistas em quadrinhos com super-heróis negros idealizados por ela.

Mano K é o primeiro título de vários projetos que serão desenvolvidos por este time, que está afinadíssimo para ajudar a incrementar o mercado de histórias em quadrinhos brasileiro

Descrição



Num mundo similar ao nosso, onde seres com superpoderes surgem com alguma frequência, os meta-agentes Chacina, Cadeira Elétrica e Cutelo massacram os traficantes da Favela da Jujuba e dominam o local. A comunidade se tornará mais uma fazenda de super-humanos do Terceiro Mundo, sob o controle do Cartel do Supercrime Internacional, o Comitê.

Alheio a isso, Marcos, um jovem afrodescendente morador da Favela da Jujuba tenta levar a vida do melhor jeito possível. Ele é um grande fã dos super-heróis dessa realidade, motivo de irritação para a mãe religiosa, pois ela os considera coisa do Diabo. Um dia, no entanto, ao mexer no velho opala deixado por seu falecido pai, de quem a viúva misteriosamente sempre evitou falar muito, encontra algo que transforma sua vida para sempre: A Chave do Caos!

Nasce mais um super-herói… Ou não?

 Revista Mano K – nº 1- Versão Impressa

64 Pág. – 21×29 – Papel Couché






Parte do valor de capa das revistas editadas pela Kriô Comics será destinado para a Associação Educacional e Assistencial Casa do Zezinho, que oferece educação complementar, arte, cultura e oficinas de capacitação profissional para crianças e jovens que vivem em situação de alta vulnerabilidade social, localizada no Parque Maria Helena, zona sul de São Paulo



Nenhum comentário:

Postar um comentário