sábado, 18 de janeiro de 2020

Neo Yokio ( Anime / Série de TV - NETFLIX))


Neo Yokio é uma cidade-estado milionária, distópica e elitista, evidentemente baseada em Manhattan.

Neo Yokio não se preocupa com a segurança dos seus cidadãos pobres.

A juventude dandy vive entre festas e eventos desportivos,  em que a moda, o luxo e Toblerones gigantes desempenham um papel central na organização e experiência sociais. No topo dos arranha-céus joga-se ténis e enterram-se os mortos, uma boa parte da área residencial está submersa. E as torres gémeas do World Trade Center também, percebemos no quinto episódio.



Em um mundo futurista, as preocupações são outras, certo? Em um mundo futurista no qual nossa realidade ganha não só a tecnologia, como elementos que até então consideramos como fantasia, as preocupações com certeza são outras, certo? Talvez. Para Kaz Kaan, a missão de combater demônios e livrar pessoas possuídas é tão importante quanto a escala social em que está inserido e as roupas que veste. Seu instinto para lidar com o mal é tão forte quanto a intuição para se vestir e ditar modas pela cidade. Uma pena que sua vida amorosa não se beneficie dessas qualidades.




Neo Yokio e composta por seis episódios de pouco mais de vinte minutos cada. A animação foi criada por Ezra Koenig, vocalista da banda Vampire Weeke e produzida pelos estúdios de anime japoneses Production I.G. e Studio Deen.




 O músico costuma trabalhar na trilha sonora de algumas produções, enquanto que aqui atua também como escritor, assinando três episódios e dividindo a coautoria nos restantes. Não só é a primeira vez que ocupa esse cargo televisão, mas sua experiência na escrita se resume aos aclamados álbuns da banda. Isso é perceptível no desenrolar do enredo da série e na falta de complexidade para as personagens e suas respectivas tramas.

A cada episódio há uma nova missão, com saídas para os subúrbios que revelam a vida para lá do centro urbano. Kaz vai a uma discoteca que passa house gregoriano em Queens e nos Hamptons encontra um primo provinciano (voz por Ike Barinholtz), revelando a sua sobranceria de classe alta.



As missões são-lhe atribuídos pela tia (voz de Susan Sarandon), está sempre acompanhado pelo fiel robô-mordomo (voz de Jude Law, a recordar o seu papel no  filme A.I. Artificial Intelligence de 2001) e os amigos Lexy and Gottlieb (vozes dos comediantes The Kid Mero e Desus Nice).



Aliás, o elenco da série é impressionante:

Jason Schwartzman é o némesis de Kaz, Arcangelo, com quem está em permanente disputa de egos;

Steve Buscemi e Stephen Fry em papéis secundários;

Tavi Gevinson dá a voz a uma blogger de moda que atravessa uma crise existencial (a miúda que vimos crescer publicamente quando aos 12 lançou o blog Style Rookie);

Richard Ayoade, um dos protagonistas da britcom IT Crowd, dá voz a várias personagens;

Alexa Chung é a ex-namorada de Kaz;

Frank Vincent é tio de Kaz, o actor de Sopranos e The Goodfellas, que faleceu uma semana antes da estreia.

Neo Yokio é uma série de animação para jovens adultos, despreocupada e sonhadora. Afinal, a vida seria bem mais simples se as responsabilidades mais mundanas fossem a escolha do smoking certo para aquele baile.



Mas é também uma crítica social à cegueira selectiva das elites endinheiradas, despreocupadas com os cidadãos mais pobres e com a conservação do Guggenheim (há uma corrida de Fórmula 1 que atravessa as galerias e atropela obras de arte). Afinal, em Neo Yokio apenas a satisfação do ego interessa.





Aparência: Kaz é de pele escura, ao contrário da maioria de seus parentes. Ele tem dreadlocks rosa e olhos roxos. Ele também tem um corpo fino. Kaz é frequentemente visto vestindo roupas formais. Normalmente um blazer azul-marinho com botões amarelos e calças cáqui bege.

Kaz Kaan, um jovem melancólico existencialista, que procura significado para a sua vida nos valores vazios da cidade que não o aceita totalmente, e insiste em chamar-lhe de novo-rico. É descendente de uma família magistocrata: um clã de feiticeiros que defende Neo Yokio de demónios em permanente ataque, a quem a certa altura chamam de “terroristas”. Para manter o seu estatuto social tem de  trabalhar e exorcizar demónios, e esforça-se para se manter no topo do ranking dos eligible bachelors exibido no centro da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário