segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Bem-vindo a Marly Gomont ( The African Doctor / Bienvenue à Marly-Gomont - 2016)


Sinopse:Seyolo Zantoko é um médico congolês recém-formado. Ao receber uma imperdível oportunidade de trabalho, muda-se com sua família para um pequeno vilarejo francês. A partir de então, o filme mostra os desafios enfrentados pela família, que é recebida com hostilidade pelos habitantes da aldeia e precisará vencer o preconceito e as barreiras culturais.



Baseado em uma história real, o filme Bem-Vindo à Marly-Gomont, dirigido e co-escrito por Julien Rambaldi, conta a história de Seyolo Zantoko (Marc Zinga), que após se formar em Medicina na França, resolve trazer sua esposa (Aissa Maiga) e os dois filhos do Zaire (sua terra natal), e se muda com eles para uma pequena cidade do interior do país chamada Marly-Gomont, onde ele será o médico da localidade.



O grande conflito narrativo do filme se apoia no fato de que Seyolo e família se mudam para uma cidade que nunca viu negros antes. Então, as situações as quais a família vive envolvem a superação de muitos obstáculos – todos relacionados ao preconceito e à intolerância. Entretanto, chama a atenção em Bem-Vindo à Marly-Gomont o fato de que todos esses acontecimentos são retratados com uma leveza e com muito senso de humor, o que faz com que cheguemos ao final dessa história totalmente envolvidos com essa jornada – que tem muito a nos ensinar, especialmente sobre resiliência, força interior e sobre perseverança!


O filme é bacana, mostra uma história real e por isso impressiona. É um filme que pretende e consegue ser leve ao abordaa a temática da diferença racial e cultural de modo por vezes engraçado. Mas é tocante ver a luta de um homem para se impor, ser respeitado e aceito numa sociedade inteiramente branca. O livro propõe uma reflexão sobre o quanto vale deixar suas raízes e lutar por aceitação? O quanto você se submeteria a isso? É interessante poder discordar do personagem principal, mas continuar torcendo para que ele consiga. Gostei muito de todas as atuações e da localidade onde foi filmado.



O cinema antes de qualquer funcionalidade tem como princípio contar histórias, às vezes de ficção e outras inspiradas em histórias reais de pessoas que marcaram uma época, uma sociedade, um país ou até mesmo um pequeno vilarejo, como é o caso do filme  “Bem Vindo a Marly Gomont” de Julien Rambaldi, que conta a trajetória de Seyola Zantoko, jovem médico, que decide morar com a sua família no interior da França.



Bem vindo à Marly-Gomont não é somente um filme sobre racismo, e sim uma de história resiliência de uma família estrangeira em uma terra cheia de preconceitos, algo um tanto comum nos dias de hoje. Porém, longe de utilizar os momentos difíceis para basear as angústias que os personagens viveram, o filme emociona com cenas de superação e de saídas divertidas que arrancam lágrimas de emoção e humor.


TRAILER

Nenhum comentário:

Postar um comentário