sábado, 21 de dezembro de 2019

HAWI - A primeira história em quadrinhos de super-herói feminina da Etiópia (Etan Comics)

 
 HAWI - Etan Comics - criado por Beserat Debebe 


“Uma fantasia histórica que se passa na Etiópia moderna e se baseia no rico passado do país” 
- BBC


Descrição:Quando uma misteriosa estranha sequestra a mãe de Ement Legesse, de 20 anos, em sua primeira viagem de volta à Etiópia, ela deve embarcar em uma aventura de mudança de vida incorporada em conflitos históricos. 

A primeira história em quadrinhos de super-herói feminina da Etiópia 'Hawi' está aqui. A história em quadrinhos explora profundamente as trincheiras da história e é inspirada na rainha etíope.


Hawi centra uma super-heroína, uma jovem etíope chamada Ement Legesse, que tem a tarefa de resgatar sua mãe depois que ela é sequestrada. Os visuais coloridos são impressionantes e mostram a talentosa equipe de artistas africanos de Debebe e sua capacidade única de capturar a vibração da Etiópia. Uma história sobre retornar às raízes e ter a coragem de superar os desafios que surgem na busca de reconciliação e pertencimento, é uma com a qual todos podemos nos relacionar, seja literal ou figurativamente.



"O fato de Hawi ser etíope significa muito para mim", 
diz Debebe à @negronerdgeek. 


Para o criador de 29 anos da Etan Comics, ter um super-herói etíope deve normalizar a ideia de que etíopes e africanos em geral podem ter um impacto no mundo. "Eu gostaria de ter visto um super-herói etíope crescendo", diz ele. "Eu teria adotado a minha capacidade de fazer a diferença mais cedo e agir de acordo com isso".

Enquanto Hawi se concentra em como uma jovem descobre e entra em seu próprio poder, há outra figura poderosa e feminina: a rainha Yodit Gudit, da Etiópia. A rainha Yodit, que estava viva por volta do século 10 dC, ganhou o apelido de "Esato", que é ahmarico por "fogo" entre seu povo etíope. Não só falava com seu espírito ardente, mas também com sua reputação de queimar marcos arquitetônicos e também igrejas após suas grandes conquistas. Com o passar dos séculos, os motivos por trás de várias coisas que ela fez foram corroídos pelo tempo e se perderam ao longo do caminho. No entanto, eles podem muito bem renascer em Ement.



Hawi é um belo entrelaçamento do passado e do presente. É uma fantasia histórica que se passa na Etiópia moderna e se baseia nos mistérios dos reinos e reinos do rico passado da Etiópia. Este parece ser um estilo de assinatura para Debebe que, em seu primeiro quadrinho Jember, explorou a antiga civilização da África Oriental conhecida como Reino de Punt.










Nenhum comentário:

Postar um comentário