segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

BATMAN AND THE OUTSIDERS / Renegados (DC Comics)



No decorrer dos anos, os Renegados já tiveram três encarnações diferentes. Originalmente, foi Batman quem fundou o grupo, graças a recusa da Liga da Justiça em oferecer apoio em uma missão de resgate. Na sua encarnação atual, o grupo foi fundado por Arsenal, que reuniu toda a equipe, incluindo Asa Noturna, atualmente fora do grupo.



A  nova revista “Batman and The Outsiders”. Conhecidos no Brasil como Renegados, a equipe foi criada em 1983 por Mike Barr e Jim Aparo e em sua primeira origem, foram fundados pelo Batman após a Liga da Justiça se recusar a participar de uma missão de resgate. A ideia da equipe é ter menos amarras políticas e morais.

A nova encarnação, escrita por Bryan Hill e desenhada por Dexter Soja, é composta por Batman, Sinal, Raio Negro, Katana e a Órfã. A HQ trará a equipe lutando para descobrir a localização de Sofia Barrera que havia sido escondida pelo Batman anos atrás para que pudesse viver longe da organização criminosa Ark. O problema é que o Homem Morcego tem seus próprio motivos ocultos para realizar a busca e a equipe não vai gostar quando esses motivos vierem a tona…

E bom ressaltamos que nessa nova formação  o herói Raio negro ganha  enorme destaque ao lado do homem morcego. Sinal também   um bom  destaque nesse arco.


A nova equipe


Em sua terceira e atual série, os Renegados apresentam poucos laços com as suas versões anteriores. Durante os acontecimentos apresentados em Titãs/Justiça Jovem: Dia de Formatura, ambas as equipes perderam membros muito queridos: do lado da Justiça Jovem, Sina, e do lado dos Titãs, Tróia, que era muito mais do que uma colega de equipe, tendo em vista que era adorada por vários membros da equipe e também possuía a posição de membro fundador do grupo. Ainda durante esse evento, o oitavo conglomerado mais rico do mundo, a Optitron, ofereceu financiamento aos Titãs (equipe de alguns dos membros atuais dos Renegados, na época), que teria salários, base operacional e diversos recursos tecnológicos. Naquele momento, Asa Noturna posicionou-se contra a oferta e a recusou, porém, após o evento já citado, Arsenal, que já tinha plano para uma nova equipe em mente, aceitou. Com esse dinheiro, ele comprou um abrigo nuclear construído nos anos cinqüenta, por um grande empresário do setor eletrônico, que temia a possibilidade de ataques nucleares em seu país. O lugar situa-se a um quilômetro e meio abaixo do Brooklyn, em Nova Yorque, e estende-se por quase nove quarteirões. Arsenal mandou reformar e renovar os recursos tecnológicos do QG, que possuía o que de melhor havia no ramo. Além disso, ele investiu no Pequod, uma aeronave, dotada de muita tecnologia, que era utilizada como transporte da equipe.




Cronologia

Composição do grupo (#01-#03)

No primeiro arco da série, o povo gorila, comandados por Gorila Grodd, toma de assalto um cargueiro que navegava no Oceano Atlântico e o utiliza como veículo para conduzir seu exército até Nova Iorque, onde iniciaria uma invasão. A invasão tem início no exato momento em que os Renegados são reunidos completamente pela primeira vez e, dada a gravidade do evento, as apresentações mais detalhadas ficam para depois, quando Asa Noturna toma a iniciativa de intervir. Simultaneamente ao início da repressão ao ataque, um gorila, com cento e quarenta quilos de C-4 (explosivo plástico) atira-se de um avião a oito quilômetros de altura visando atingir o Força Aérea Um (avião oficial do presidente dos EUA), que iria transportar o presidente – na época ainda era Lex Luthor - pelo país, depois de um pronunciamento. Logo em seguida, a equipe de segurança inicia um procedimento para manter o presidente a salvo, transportando-o em um grupo de helicópteros, que sofrem pane ao passar por um campo energético erguido por Grodd, cujo efeito resultava em cancelar o funcionamento dos motores de veículos. Em conseqüência disso, o helicóptero entra em queda livre, sendo salvos por Jade, em sua primeira aparição no título. O presidente é levado para uma casamata, no norte de Nova Jersey, onde é esperado por Coringa e um grupo de capangas, que assassinam todos os agentes de segurança de Lex. Indagado a respeito do motivo de sua presença no local, Coringa se justifica dizendo que o que ele procura é uma série de encomendas que ele fez, tempos antes, para as Indústrias Silvana. 




Negando-se a responder, Lex é torturado por Coringa, enquanto Asa Noturna, ao ameaçar jogar todos os gorilas de Grodd no mar, descobre que ele foi obrigado a fazer do esquema, pois seu povo estava sofrendo de uma epidemia iniciada pelo próprio Coringa, sendo essa a única condição para que ele obtivesse o antídoto. Depois que descobre isso, o grupo, com a participação de Jade, partem para o local, para salvar Lex e prender Coringa que, assim que vê seus planos serem frustrados, não hesita e explode a casamata, com os Renegados e Lex dentro. Graças ao escudo protetor de Jade, ela própria, Asa e Lex escapam sem ferimentos, enquanto os outros, de maneira não revelada, também escapam sem danos aparentes. No fim do arco, Tormenta e seu pai, Raio Negro, discutem a respeito da sua carreira como heroína, a qual não é aprovada totalmente por seu pai, que acaba aceitando tal condição, mesmo muito contrariado. Além disso, é apresentado também uma conversa entre Batman e Asa Noturna acerca do grupo, em que, entre outras coisas, é revelada a permanência de Jade no grupo. Batman diz que não irá impedir e, ao perguntar como o grupo irá se chamar, Asa Noturna o batiza como “Renegados”, em homenagem as versões anterior. Asa Nortuna, devido a morte de Donna, tenta manter-se afastado da eequipe, deixando de importar-se tanto quanto importava-se com os colegas que liderou tentando não tornar seu envolvimento na equipe pessoal, liderando os membros como colegas. Notando isso, Jade tira Asa Nortuna da liderança passando a liderar o grupo, trazendo Estelar para controlar Asa Nortuna. Após a traição de Ingido, Asa Nortuna deixa a equipe ao perceber que a situação tornou-se pessoal. Ele retorna ao descobrir que Donna poderia estar viva, auxiliando a equipe a trazer de volta Donna. Durante Crise Infinitas na Terra, Jade morre, Estelar deixa equipe, tendo Arsenal liderando a equipe, que estava prestes a desfazer-se. Jason Todd, contata Asa Nortuna, revelando que o pai de Tormenta, Raio Negro, era inocente de ter matado uma pessoa. Esse incidente levou o resgate de Raio Negro da prisão, mas por causa dessa atitude, o grupo foi dado como morto, através de uma mentira combinada por Roy. Asa volta a liderar a equipe, agora com Capitão Bumerangue Jr. e Roy deixa a equipe. O grupo começa a entrar em conflitos por suas ações, pois para poder impedir um atentado cometido por um ditador, o grupo tomo atitudes muito próximas do terrorismo.


 
Os Renegados originais

O grupo original foi formado para evitar o que poderia tornar-se um incidente internacional, no qual a Liga não poderia intervir. Batman deixou a Liga da Justiça quando recusaram ajudar no resgate de Lucius Fox, um grande amigo de Wayne, que se encontrava cativo na Markóvia. Batman se juntou a Raio Negro, Geoforça, Metamorfo, Halo e Katana para depor o ditador do local, o Barão Bedlam.

Após um tempo, Batman deixou o grupo, mas isso não os impediu de continuar ativos. Eles voltaram para Markóvia, onde Geoforça pertence à família real, e mais tarde fixaram base em Los Angeles e Santa Monica.

Com isso, admitiram mais alguns membros: Ciclone, Divina e Cavaleiro Atômico.









Nenhum comentário:

Postar um comentário